WeR1
Resumo
O WeR1 é um projeto que tem como objetivo desenvolver métodos de ensino de uma segunda língua para refugiados e imigrantes, incluindo recém-chegados, através do método CLIL (Content and Language Integrated Learning) que ensina em aula assuntos de real interesse para os alunos, nomeadamente temas relacionados com o mundo do trabalho. Os métodos desenvolvidos serão testados e partilhados com professores que podem pô-los em prática posteriormente através de eventos de disseminação e de formações a outros professores.
O JRS tem como papel neste projeto liderar o consórcio formado por outras cinco organizações:
Coneqt – Dinamarca – Organização que liderou este projeto, e que continuará a ter um papel de liderança, apesar de o JRS ser formalmente o líder
IPAV
Spolek PELICAN – República Checa – esta organização é uma ONG que trabalha na área da educação e da cultura e tem uma escola de línguas como organização parceira. Umas das suas especialidades é a produção de vídeos direcionados para a aprendizagem
Popular Jump (PJump) – Portugal – é uma empresa digital que trabalha na área digital e de comunicação. Neste projeto, serão o parceiro para a criação de um website e de uma plataforma de aprendizagem, entre outros.
Conradh na Gaeilge (CnaG) – Irlanda – é uma organização que promove e ensina a língua irlandesa .
Duração: Setembro de 2017 a março de 2020
Metodologia:
A metodologia do projeto pode explicar-se através dos diferentes outputs previstos.
- O primeiro output prevê o desenvolvimento de um manual com informação necessária para o ensino de competências para a integração no mercado de trabalho através do método CLIL e TBL (Task Based Learning) – Responsável: Coneqt;
- O segundo output pretende a criação de um toolkit com um conjunto de ferramentas para serem usadas em sala de aula ou em formações que funcionará como uma base online de recursos para professores, e incluirá materiais prontos a usar, com planos de aulas para o ensino da língua através dos métodos CLIL e TBL – Responsável: CnaG;
- O terceiro output inclui um conjunto de vídeos com cenários de ensino, utilizados para treinar professores e formadores, mas que também poderão ser utilizados pelos professores durante as suas aulas – Responsável: PELICAN;
- O quarto e último output será a criação de um Guia com todos os passos necessários para a organização de uma formação “WeR1” – Responsável: IPAV.
– Ao longo do projeto serão organizados quatro eventos multiplicadores.
– Estão previstas ainda formações WeR1 em cada país para um total de 120 participantes nos quatro países do projeto (cerca de 30 participantes por país).
– Será organizada uma conferência final de balanço e divulgação do projeto em Portugal.
Partilhe...