VemSer+
VemSer +
Resumo:
O projeto VemSer+ tem como objetivos promover a empregabilidade e combater situações de risco e vulnerabilidade no emprego, dando sequência ao trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido pelo Gabinete de Emprego do JRS.
As atividades do projeto preveem a realização de ações de capacitação pessoal e social (Hábitos e Costumes Interculturais, Técnicas Psicoeducativas de Autoconhecimento, Diálogo e Comunicação, Técnicas de Emprego), formações especializadas e, ainda, o encaminhamento, acompanhamento e avaliação dos percursos de formação prática em contexto de trabalho.
Em simultâneo, será desenvolvido um trabalho de sensibilização junto dos empregadores e de acompanhamento pós-colocação.
No total, o projeto apoiará um grupo de 80 migrantes durante um ano. Cada grupo de 10 pessoas terá uma formação durante dois meses que inclui um estágio na área de formação.
Objetivo:
Todos os anos, o JRS recebe em média mil pessoas que recorrem a nós para obter apoio na sua integração profissional. Trata-se de pessoas extremamente motivadas na persecução desse objetivo e que, no entanto, encontram como principais barreiras a baixa escolaridade, experiências profissionais pouco valorizadas no mercado de trabalho nacional, fraco domínio da língua portuguesa, dificuldades de acesso à formação formal, entre outras.
Assim, como resposta a este quadro, o projeto VemSer+ tem como objetivo principal facilitar o acesso ao mercado de trabalho e promover relações laborais dignas, durante uma intervenção com duração de um ano.
Duração: Junho de 2017 a Maio de 2018
Metodologia:
O VemSer+ apoiará um total de 80 migrantes um ano (cada grupo de 10 durante dois meses) contemplando as seguintes fases:
• Acolhimento e pré-diagnóstico de necessidades e potencialidades;
• Fase de capacitação ao nível das competências pessoais e sociais;
• Fase de capacitação especializada em áreas específicas;
• Procura ativa de emprego.
Todas as fases decorrerão ao mesmo tempo em que o gabinete de emprego implementa um trabalho de sensibilização junto dos empregadores, de acompanhamento e follow-up dos formandos, assim com um trabalho pós-colocação no mercado de trabalho.
Este projeto é co-financiado pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa).
Partilhe...