Somos Voz
Resumo:
O projeto “Somos Voz” visa a sensibilização dos migrantes para a importância da sua participação ativa na sociedade civil através do desenvolvimento de ações informativas em áreas relevantes, tais como: Comunicação Interpessoal; Papel da Comunicação Social; Redes sociais; Ferramentas de Comunicação; Comunicação em Público. Estas ações informativas estarão integradas nas formações já desenvolvidas pela Academia JRS que desenvolve anualmente ações de formação em diversas áreas dirigidas a este público-alvo.
É também objetivo deste projeto a sensibilização da opinião pública para a promoção da integração dos NPT (Nacionais de Países Terceiros) através de:
1) Desenvolvimento de campanhas de sensibilização para o público em geral;
2) Desenvolvimento de ações de sensibilização em escolas com a participação dos NPT;
3) Ações de sensibilização junto dos decisores políticos com a participação dos NPT.
Objetivos:
Considerando que a Comunicação é uma dimensão fundamental da vida do JRS em diferentes níveis e que vive da sua articulação com as diferentes áreas de atuação do JRS, este projeto contempla dois objetivos: a realização de sessões informativas para NPT relacionadas com áreas relevantes da Comunicação que permitam sensibilizá-los para a necessidade de se tornarem mais participativos na sociedade civil e para a sua integração no mercado de trabalho, e o desenvolvimento de ações de sensibilização da opinião pública para a promoção da integração dos NPT.
Assim, os grandes objetivos do projeto prendem-se com a necessidade de sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de integração dos NPT e dotar os próprios NPT de ferramentas que lhes permitam tornar-se cidadãos mais ativos na sociedade civil.
Metodologia:
O JRS pretende realizar 33 ações de sensibilização no âmbito do projeto. Este número inclui 12 ações junto de decisores políticos (3 por ano); 17 ações de sensibilização em estabelecimentos de ensino (2 no primeiro ano do projeto, 5 em cada ano seguinte); e 4 campanhas de sensibilização da opinião pública (1 por ano).
Além disso, o JRS irá desenvolver 33 sessões informativas para NPT, prevendo-se um total de 16 formandos no primeiro ano e 30 para cada ano seguinte, integrados nas atividades já desenvolvidas pela Academia JRS.
Está previsto o desenvolvimento de vários materiais de divulgação, quer para serem utilizados nas campanhas de sensibilização, quer autonomamente para divulgação dos objetivos do projeto. Assim, este indicador diz respeito à realização de 3 publicações com conteúdos que contam com a contribuição dos NPT (1 por cada um dos 3 últimos anos do projeto); 35 vídeos e/ou podcasts com a participação dos NPT para publicar numa página criada para o efeito dentro do site do JRS (5 no primeiro ano do projeto e 10 por cada ano seguinte); 4 flyers/folhetos informativos para sensibilização da comunidade escolar (1 por ano); e 12 comunicados de imprensa sobre temas relevantes para as migrações e asilo e integração dos NPT (3 por ano) para sensibilização da opinião pública e/ou decisores políticos.
Duração: 01-01-2019 até 31-12-2023
Este projeto é co-financiado pelo FAMI (Fundo, Asilo, Migração e Integração) no âmbito da Candidatura PT/2018/FAMI/392.
Partilhe...