Ser voluntário no JRS
No dia 5 de dezembro assinala-se o Dia Internacional do Voluntariado. O trabalho do JRS tem contado, nos últimos anos, com a preciosa ajuda de quem, generosamente, tem doado o seu tempo e empenho à nossa missão. Hoje contamos com o apoio de cerca de 80 voluntários para o desenvolvimento das atividades diárias das várias áreas de trabalho do JRS. O coordenador da área de Voluntariado e também voluntário, Joaquim Fraga, quis deixar uma pequena mensagem para o dia:
“Ser voluntário não é mais do que dar um pouco de si mesmo a outros, quaisquer que eles sejam, mas que precisam da nossa ajuda. Poderão ser pobres, desfavorecidos, a viverem numa grande solidão, doentes (hospitalizados ou não), entre outros. Precisam de alguém que, de uma forma desprendida, os acompanhe numa fase difícil da vida e que os ajude a ultrapassar os problemas com que são confrontados.
O JRS (Serviço Jesuíta aos Refugiados) iniciou a sua atividade apenas com voluntários. Pessoas que se voluntariaram para ajudar todos aqueles que deixaram os seus países de origem e que se dirigiam ao JRS com o objetivo de encontrar em Portugal uma vida mais digna e mais segura. Estávamos em 1992, altura em que Província Portuguesa da Companhia de Jesus, seguindo o pedido do Padre Pedro Arrupe, sj, criou o JRS Portugal.
Desde essa altura o JRS tem tentado cumprir a sua missão de Acompanhar, Servir e Defender os refugiados, deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade. A esta ação que o JRS tem vindo a desenvolver, têm estado sempre associados voluntários com perfis muito diferenciados que, integrados nas equipas técnicas, se dispõem a colaborar em diversos domínios dando, não só o seu tempo, mas a sua alegria, boa disposição, a sua solidariedade e o seu sorriso sempre com o objetivo de melhor acolher aqueles que se dirigem ao JRS contribuindo para uma melhoria das suas condições de vida.
Por ocasião do Dia Internacional do Voluntariado, proclamado em 1985 pela Organização das Nações Unidas, o JRS agradece a todos os seus voluntários – aqueles que hoje colaboram connosco e a todos os que já colaboraram com a nossa missão ao longo dos anos -o seu trabalho e dedicação, sem os quais muito do que temos vindo a fazer não teria sido possível.
Muito obrigado!”
Joaquim Fraga, coordenador da área de Voluntariado
Partilhe...