“São criados laços de amizade entre as pessoas.”
Conheci o Tamim e a Bushra em 2016, estavam em Lisboa há pouco tempo, no programa de acolhimento com a JRS, que os apoiou através do Centro Pedro Arrupe (CPA). Como voluntária no CPA tive ocasião de conviver com eles durante estes anos e acompanhar o seu processo de integração. Aprender a língua portuguesa é o primeiro e um dos principais desafios para ter alguma autonomia em Portugal e demora tempo. O Tamim e a Bushra são um casal inteligente, aplicado e estudioso, e depois de vários cursos intensivos de português, já falam a língua mas ainda é uma barreira, particularmente na Universidade. A filha também lhes começa a exigir que compreendam o português que aprende na escola.
Atualmente somos vizinhos, a 5 minutos a pé, eles sabem onde moro e onde podem bater se precisarem de algo. Gosto de estar com eles, encontrámo-nos no dia de anos do Tamim em 2019, já fiquei com a filha para eles fazerem um exame fora de horas e claro falamos com alguma regularidade.
A JRS e o Centro Pedro Arrupe continuam a ser um ponto de apoio para a família que sabem que se precisarem terão ajuda, até porque são criados laços de amizade entre as pessoas que é, na minha ótica pessoal, um dos maiores fatores de apoio à integração. Ter uma rede de apoio, amigos, pessoas em quem se confie e com quem se sintam em segurança e felizes.
Partilhe...