Rua da Esperança
Nome do projeto: Rua da Esperança (Equipa de Rua dirigida a imigrantes sem-abrigo)
Objetivos: Este projeto, lançado em Setembro de 2010, teve como objetivo intervir com a população imigrante em situação de sem-abrigo através da constituição da primeira equipa de rua a nível nacional dirigida única e especificamente a esta população. A equipa de rua constitui uma resposta social, desenvolvida através de uma equipa multidisciplinar, que estabelece uma abordagem com os sem-abrigo, visando a melhoria das suas condições de vida. O projeto Rua da Esperança teve como entidade gestora o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), atualmente designado ACM (Alto Comissariado para as Migrações), foi financiado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), e teve a duração de 11 meses.
Atividades: O projeto Rua da Esperança propôs-se a abordar a temática do imigrante em torno de quatro eixos:
- A integração socioprofissional do imigrante (através de uma metodologia holística de acompanhamento personalizado, com especial foco na sua documentação, inserção no mercado de trabalho e regularização em território nacional);2. A sensibilização junto de estabelecimentos de ensino superior e futuros profissionais para as questões específicas de trabalho com este público;3. A promoção do acesso à saúde, mediante a articulação com os organismos competentes, bem como a valorização dos cuidados básicos de saúde e higiene como meio fundamental para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas que se encontram na condição de sem-abrigo.4. Realização de um estudo sobre a condição de sem-abrigo imigrante na cidade de Lisboa, caracterizando o fenómeno e identificando hipóteses de intervenção e possibilidades de respostas sociais
Para além disto, foi realizado um estudo sobre a condição de sem-abrigo imigrante na cidade de Lisboa, no qual se procedeu à caracterização do fenómeno e á identificação de hipóteses de intervenção e possibilidades de respostas socias.
Partilhe...