Programa Arrupe – Comunidades de Hospitalidade
Resumo:
Este é um projeto de acolhimento de refugiados, que parte do reconhecimento de que é necessário aumentar a capacidade de acolhimento no terreno, para que Portugal possa dar resposta ao compromisso assumido, em Novembro de 2017, de reinstalar 1010 pessoas até 2019.
Para isso, complementa as tarefas já assumidas pelo JRS no primeiro programa de acolhimento, iniciado em julho de 2017 e em execução até dezembro de 2020.
Objetivos:
Aumento e a melhoria da capacidade de acolhimento da PAR, através de angariação de novas ofertas de acolhimento, assim como de capacitação das instituições de acolhimento;
Estabelecimento de um centro de acolhimento de reinstalados, que responda às dificuldades sentidas nas chegadas de recolocados em 2016 e 2017;
Sensibilização da comunidade sobre a problemática da reinstalação.
Duração: Outubro de 2018 a Dezembro de 2020
Parceiros: Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e Fundação Calouste Gulbenkian.
Metodologia:
O projeto tem por metodologia o trabalho em rede com vista a maximizar a potencialidade dos recursos existentes e promover a estruturação de respostas de apoio às instituições de acolhimento, garantindo uma integração sustentável dos refugiados acolhidos no âmbito deste projeto.
Este projeto é co-financiado pelo FAMI (Fundo, Asilo, Migração e Integração) no âmbito da Candidatura PT/2018/FAMI/365.
Partilhe...