Porto recebe novamente edição do “Detention Visitors Support Group”
JRS Portugal acolhe recente edição DVSG
Entre os dias 14 e 17 de novembro, o JRS Portugal organizou mais uma edição do “Detention Visitors Support Group”, no Porto. Este ano o tema é “Bringing Hope Without Losing Hope” que juntará colaboradores do JRS provenientes de 12 países diferentes.
O grande objetivo é discutir e desenvolver o tema da detenção de migrantes, proporcionando aos visitantes prisionais da rede JRS apoio profissional e formação para garantir o seu bem-estar e melhorar continuamente a qualidade do acompanhamento que prestam aos detidos.
Temos sempre a preocupação e o cuidado de fazer sempre mais e melhor, começando por partilhar as boas práticas e formas melhoradas de acompanhar, servir e defender refugiados e deslocados à força que estão atualmente em centros de detenção.
Este evento passou por partilhar as experiências nas diferentes realidades de trabalho na área da detenção na Europa, uma visão na área saúde mental e psicologia, dando formação por psicólogas, e perceber o papel de responsabilidade do advocacy no acompanhamento individual na detenção, realizado por Claudia Bonamini do JRS Europa.
Também houve tempo para visitar a UHSA, Unidade Habitacional de Santo António, centro de detenção, de forma a perceber como a detenção funciona em Portugal.
Ainda tivemos um momento de debate com o tema “Hospitalidade e integração ou detenção e deportação?”, onde todos partilharam histórias de imigrantes e refugiados, exaltando o desafio que é transformação a frustração em esperança para um futuro melhor.
Um agradecimento a todos os que fizeram parte desta edição em Portugal e aos JRS Europa por assegurar uma iniciativa deste tipo. A nossa missão está espalhada por todo o mundo e é importante aprender com as experiências dos países presentes.
Partilhe...