O início do projeto CRIA
O primeiro grupo composto por 13 utentes começou, no passado dia 6 de Novembro, a primeira formação do projeto CRIA (Capacitação de Refugiados e Imigrantes da Academia).
O projeto CRIA foi premiado no âmbito da 2ª Edição do Programa FACES (Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social) da Fundação Montepio. O projeto do JRS destina-se a dar formação para preparar para o mercado de trabalho a 176 imigrantes e/ ou refugiados em situação de extrema vulnerabilidade através do desenvolvimento de um conjunto de formações dinamizadas pela Academia JRS, em diversas áreas, com vista à capacitação socioprofissional.
Keith, 24 anos, uma das formandas, veio de São Tomé para Portugal fazer o 12º ano há um ano e está agora à procura de trabalho. ” Espero do JRS encontrar formação profissional para futuramente integrar o mercado de trabalho e quero dar o meu melhor para poder passar o testemunho de acolhimento do JRS”, afirma.
A formação que está a decorrer agora é na área dos serviços domésticos, tem como objetivo tornar as formandas mais capazes para, posteriormente, facilitar a entrada no mercado de trabalho e assim a integração na sociedade portuguesa. Esta formação terá a duração de 3 meses.
O Programa FACES, criado pela Fundação Montepio, destina-se a dar resposta ao financiamento de projetos de intervenção social que promovam a empregabilidade das pessoas com deficiência, a inclusão de crianças e jovens em situações de risco ou respostas inclusivas para famílias vulneráveis e pessoas sem-abrigo.
Partilhe...