Livro Branco 2022
No âmbito do Dia Internacional do Migrante, lançamos a 3ª edição do “Livro Branco sobre os direitos das pessoas imigrantes e refugiadas em Portugal”.
Este livro é sustentado pelo trabalho direto do JRS nas pessoas que acompanhamos, retirando experiências e problemas que observamos nas demais áreas dos serviços do JRS e todos os elementos relevantes (seja nacional ou internacional). Usámos o método do Advocacy do JRS: partir da experiência prática, passar pelo enquadramento teórico e terminar novamente na prática, com a apresentação de recomendações concretas.
O Livro Branco deste ano, ao contrário dos anos anteriores, começa pela celebração das alterações à Lei que vieram dignificar significativamente as políticas migratórias portuguesas e concretizar muitas das recomendações apresentadas nas edições anteriores. No entanto, existem muitos problemas ainda por resolver e debater.
O Livro Branco é o ponto de partida de novas medidas políticas que venham dar voz às preocupações das pessoas imigrantes e refugiadas com o objetivo de mudar o sistema que afeta gravemente o processo de integração em Portugal.
Partilhe...