JRS Portugal recebe Prémio Solidário 2022
O BPI e a Fundação “la Caixa” criaram a iniciativa Prémio Solidário, um prémio que tem como finalidade apoiar projetos que visem facilitar o processo de desenvolvimento integral e inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.
Este ano o Prémio Solidário 2022 é entregue ao JRS Portugal para apoiar o Centro Pedro Arrupe.
O projeto do Centro Pedro Arrupe visa promover autonomia sustentável e integração de migrantes em condições vulneráveis acolhidos.
Com este prémio, o JRS pretende criar um espaço para a promoção da interculturalidade e da coesão social da comunidade local. Este espaço será o ponto central do projeto, onde todas as atividades formativas irão decorrer como ações de capacitação de soft-skils (ioga/chi kung/biodanza/hora do conto/flamenco/sevilhanas/coaching), com foco na promoção das competências relacionais dos participantes, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e de compromisso com a atividade e grupo.
O projeto aponta para um horizonte temporal de dois anos, tendo em consideração a componente da criação do espaço. O primeiro ano será dedicado à construção da infraestrutura, à sua preparação e início de dinamização. O segundo ano apostará na implementação das atividades formativas/ingresso no mercado de trabalho. Este projeto lançará as bases, para uma continuidade e sustentabilidade das atividades propostas, sendo que após o seu término poderá continuar a impactar os futuros residentes do CPA.
O JRS agradece a atribuição do Prémio solidário pelo BPI e Fundação La Caixa e pela confiança depositada na missão do JRS de acompanhar, servir e defender refugiados e deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade.
Este prémio irá apoiar no desenvolvimento e integração das pessoas que acompanhamos, com o objetivo de ser um exemplo a seguir em Portugal.
Partilhe...