JRS e PAR | Exibição de documentário “Citizen of Moria”
No dia 29 de setembro, quinta-feira, pelas 21h00, o JRS Portugal e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) irão dinamizar uma sessão de cinema com a antestreia do documentário “Citizen of Moria” no largo da Igreja de Santos-o-Velho em Lisboa.
Este documentário, contado na primeira pessoa, relata a odisseia vivida por Ahmad, um cidadão afegão que se viu obrigado a deixar o seu país e a sua família, por razões de segurança. Sem se despedir, Ahmad inicia a sua travessia rumo a um sítio mais seguro, acabando por ser alojado no campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos. Os relatos e as imagens dramáticas que recolhe dentro daquela que se tornou a sua nova casa demonstram as dificuldades e armadilhas de um processo de refúgio.
O documentário é produzido por Hemal Trivedi, reconhecida realizadora com mais de 15 anos de experiência e galardoada com um óscar, três Emmys e sete nomeações para os Prémios Emmy. A direção é feita por Jawad Mir e Sayed Ahmadzia Ebrahimi, protagonista do documentário.
O evento terminará com um Q&A, no largo da Igreja de Santos-o-Velho, que contará com a participação do diretor Jawad Mir e Nuno Costa Jorge, da PAR para falar sobre a experiência de acolhimento de cidadãos afegãos um ano depois da sua chegada a Portugal.
A sessão é aberta ao público.
Partilhe...