“Eu própria fui ultrapassada nas minhas expectativas” Rita Taveira
O grupo de Formandos da área de formação de reposição de loja/supermercado do projeto Work Up, demonstraram interessse, motivação e disponibilidade para a aprendizagem das temáticas teóricas e comportamentais propostas nesta Formação.
Em primeiro lugar, não podemos deixar de referir as circunstâncias particularmente difíceis em que esta Formação se realizou, tanto para os Formandos como para os Formadores e Voluntários. Atendendo aos constrangimentos a que o Covid-19 nos obrigou, de confinamento e distanciamento social, a nós e ao mundo em geral, o Curso de Formação teve de ser interrompido, pelo que só teve as 6 primeiras horas presenciais.
Não tenho dúvidas em afirmar que o contexto em que esta Formação ocorreu pôs à prova o verdadeiro espírito de Serviço do JRS, tendo constituído em si mesmo um desafio que nos fez crescer a todos nós em termos de criatividade, esforço, vontade de ultrapassar as dificuldades, criação de novas possibilidades e de novas formas de “fazer”, em suma, de verdadeira superação das nossas capacidades.
O Curso só foi retomado em Maio, através da palataforma digital Zoom, graças ao investimento e à conspiração de boas-vontades, bem sucedida, da JRS. Apesar dos constrangimentos iniciais (esta tecnologia era nova para todos, o que nos pôs numa situação de igualdade em termos de como aprender a utilizá-la e a funcionar com ela, situação que fomentou, aliás, grande espírito de cooperação e entreajuda entre todos). De realçar que, apesar das limitações de todos no uso deste novo instrumento “pedagógico”, a verdade é que todos os formandos conseguiram conectar-se, havendo mesmo uma aluna que tinha que ir para a paragem do autocarro para poder ter acesso ao WiFi… Meritório esforço, como se vê, de quem não se deixa vencer pelas dificuldades.
E foi sob esta atmosfera de “superação” de todos e de cada um, que recomeçou o nosso Curso de Formação via Zoom, com índices surpreendentes de motivação e assiduidade, dadas as circunstâncias.
De facto, sabendo nós da dificuldade de, por vezes, os motivar mesmo em sessões presenciais, foi espantoso o grau de compromisso e participação que eles mantiveram, atendendo ao contexto de ausência e distanciamente físico, em que grande parte da Formação se processou.
Habituada a constatar o “crescimento” que ocorre no processo de Formação de cada Formando, não posso deixar de assinalar que eu própria fui ultrapassada nas minhas expectativas, perante o que fui vendo acontecer. O que me faz cada vez mais, não só acreditar mas também constatar, que as grandes crises e os grandes desafios na vida, são também geradores de grandes e insuspeitas possibilidades de crescimento.
Por último, quero apenas assinalar o quanto esta experiência me enriqueceu não só como Formadora, mas também como pessoa. E relembrar, que o seu sucesso se fica a dever ao espírito de Serviço da JRS, solidário e cooperante, desde o Planeamento e Coordenação do Projecto, até ao inestimável contributo dos Voluntários, na qual destaco o apoio da voluntária Isabel Pereira – tanto no reforço das componentes teórico-práticas das aprendizagens, como no cuidar do bem-estar pessoal dos Formandos.
Muito obrigada a Todos.
Partilhe...