Entre Palavras
Duração: junho de 2020 a dezembro de 2023
O Projeto – Entre Palavras, foi desenhado com vista a criar uma resposta formativa ao nível do ensino da língua portuguesa dirigido a migrantes e refugiados.
Esta tem sido uma das principais necessidades sentidas no acolhimento, acompanhamento e integração de migrantes e refugiados em Portugal, levados a cabo pelo JRS Portugal desde a sua criação em 1992.
Este projeto, dividiu-se em diferentes ações de ensino da língua portuguesa dirigidas à população alvo diretamente acompanhada pelo JRS ou outras entidades parceiras.
Como metodologia de aperfeiçoamento da língua, os participantes que frequentaram as ações de alfabetização e de iniciação à língua portuguesa, tiveram a oportunidade de integrar as ações de cultura portuguesa, segundo um sistema progressivo, com vista a aperfeiçoar e aprofundar os seus conhecimentos.
Foram realizadas, 11 ações de iniciação à língua portuguesa, 10 ações de alfabetização e 10 de cultura e democracia portuguesa com o complemento de roteiros socioculturais.
Através destas ações, foi possível apoiar 187 migrantes e refugiados na aprendizagem da língua portuguesa com vista à sua integração social e profissional.
Foi ainda, elaborado um manual técnico pedagógico como resultado do trabalho desenvolvido ao longo das diferentes ações.
O Manual “No Elétrico a Preto e Branco: Aprendizagem de Português Língua Estrangeira (Nível Iniciação)”, foi elaborado por formadores licenciados em Línguas, Literaturas e Linguística, colaboradores da Academia JRS.
Como metodologia, foi dada prioridade à construção da narrativa e construção de exercícios.
Os exercícios foram criados com o objetivo de facilitar a aquisição de conteúdos, com pistas gráficas, com o recurso à repetição e aumento gradual do grau de dificuldade. Estes exercícios foram testados em aula no decorrer das Ações do Projeto – Entre Palavras, tendo sido melhorados e alterados quando necessário.
Este Manual representa um meio de sustentabilidade no âmbito do ensino da língua portuguesa a estrangeiros.
Este projeto foi cofinanciado pelo FAMI (Fundo Asilo, Migração e Integração), no âmbito da candidatura PT/2020/FAMI/536.
Partilhe...