Encontro Geral Anual do JRS Europa em Lisboa
O JRS Portugal acolheu entre os dias 27 e 31 de março, a rede do Serviço Jesuíta aos refugiados (JRS) que realizou o seu Encontro Anual de Coordenação Regional (RCM) e o Encontro Geral Anual (AGM) no Seminário Maior de São Paulo de Almada, Portugal. Neste encontro (RCM e AGM) estiveram presentes 85 participantes no total.
O AGM realizou-se entre os dias 30 e 31 de março e trata-se de um evento que visa reunir a rede de colaboradores do JRS, tentando criar pontes entre o trabalho de diferentes escritórios e dar a oportunidade de refletir o trabalho partilhado com os colegas.
Realizaram-se vários workshops facultados pelos colaboradores do JRS Portugal nas áreas de: Comunicação e Advocacy, Empregabilidade, Acompanhamento Psicossocial, Hospitalidade e Acolhimento e Saúde e Saúde Mental.
Para mostrar um pouco do nosso trabalho em Portugal, ocorreram visitas à sede do JRS Portugal e aos centros de acolhimento. Na sede do JRS, os participantes do AGM puderam conhecer e ver como trabalha a nossa sede falando com os coordenadores do gabinete de emprego e Academia. Neste local, puderam também conhecer a exposição “Vizinhos do Lado” realizada pelo Vasco Passanha que nos mostra o outro lado do acolhimento.
Após esta visita, dividimos os grupos: uns foram visitar o CATR (Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados) e outros o CPA (Centro Pedro Arrupe) para conhecerem a dinâmica dos nossos centros de acolhimento e os nossos programas e procedimentos de acolher migrantes em Portugal.
Um outro grupo visitou o projeto Porto Seguro, no Seixal, e o futuro centro de acolhimento de Vendas Novas.
No AGM tivemos ainda a presença do jornalista André Carvalho Ramos que deu um workshop sobre “Media e Migração”, mostrando-nos como os meios de comunicação social olham para esta temática e qual o papel que podem ter na quebra de estereótipos. O evento terminou com o discurso da Dra. Sónia Pereira, Alta-Comissária para as Migrações (ACM).
A última atividade realizada pela equipa JRS Portugal com os participantes do AGM foi uma visita cultural a Lisboa, mais especificamente à Brotéria e à Igreja e Museu de São Roque.
O AGM acabou com o sentimento de concretização e positivismo que estamos a seguir o melhor caminho que delineamos dentro dos nossos valores e missão. Nestes dias dominaram os momentos de partilha e conexão entre escritórios, com o objetivo de chegarmos a um modelo integral de acompanhamento.
Para Alberto Ares SJ, diretor regional do JRS Europa, o balanço do evento é positivo: “No AGM, encontrámos colegas de toda a Europa para conhecer melhor a nossa forma de acompanhamento no JRS. Obrigado ao JRS Portugal pela hospitalidade e por nos ajudar a conhecer as boas práticas e a aprendermos juntos.”
Partilhe...