“Algumas desculpas escondem um preconceito”
O JRS Portugal lançou uma campanha de sensibilização para a contratação de pessoas imigrantes e refugiadas. Sob o mote “Algumas desculpas escondem um preconceito” pretende desconstruir-se os mitos mais comuns associados à contratação de pessoas imigrantes e refugiadas. Lembrando que o respeito e a dignidade dos processos de contratação dependem muito das entidades empregadoras.
É verdade que existem alguns desafios e contratempos na contratação de pessoas imigrantes ou refugiadas, particularmente em situações de ilegalidade. Mas vamos ser honestos. Algumas das razões dadas quando um empregador recusa a ideia de os contratar têm base em preconceitos.
Os empregadores que quiserem juntar-se à missão do JRS poderão submeter as ofertas de emprego digno:
A experiência do Gabinete de Emprego do JRS demonstra que são muitas as barreiras que as pessoas imigrantes e refugiadas enfrentam junto das entidades empregadoras nos momentos de procura de emprego e contratação. Questões como a nacionalidade, a língua, a cultura, os impedimentos documentais, o desconhecimento da legislação ou o não reconhecimento do currículo e das qualificações são apenas alguns exemplos. Além disso, não é incomum que as entidades empregadoras proponham contratar pessoas migrantes sem oferecer um contrato de trabalho, deixando-as desprovidas de direitos, aproveitando-se da situação de vulnerabilidade em que se encontram.
Com esta campanha, o JRS Portugal pretende apelar à consciência das entidades empregadoras e demonstrar que as oportunidades de trabalho dignas e respeitadoras dos direitos humanos podem realmente fazer diferença, não só na vida dos trabalhadores imigrantes e refugiados, mas também na sociedade portuguesa como um todo.
Partilhe...