Dois em Um
Laura veio da Guiné Bissau e está em Portugal há 6 meses. Chegou ao JRS e frequentou a formação de Cuidados Básicos a Idosos e a formação prática no Lar Nossa Senhora da Vitória, na Graça, em Lisboa.
Sobre a formação a Laura diz: “Muito bom, muito bom! É uma etapa da vida alcançada. Acho que vai me ajudar muito para trabalhar com idosos aqui em Portugal.” A formação prática durou um mês e meio no Lar. “Aprendemos muita coisa que não aprendemos na minha terra”, acrescenta.
“Não posso dizer que não houve dificuldades. Qualquer batalha na vida tem altos e baixos, e esta também, mas conseguimos ultrapassar.” Sobre as dificuldades durante a formação Laura diz: “Nalguns momentos ficamos tristes, porque deixámos as crianças para trás, viemos aqui trabalhar, mas tivemos que fazer o curso, e não é fácil ficar sem contribuições durante o curso.” Laura teve de viver em casa de uma prima, mas quando conseguir encontrar um trabalho deseja ter a sua casa.
Rosa também é da Guiné Bissau e está em Portugal há sete meses. Como a Rosa, fez a formação de Cuidados Básicos a Idosos e também esteve a trabalhar no Lar Nossa Senhora da Vitória.
Sobre a formação diz que “correu muito bem”, porque ficou a aprender muitas coisas com esta formação e com a parte prática também. Sobre trabalhar em equipa, Rosa diz que se integrou bem com as pessoas que conheceu e que foi uma experiência muito positiva. Aponta as mesmas dificuldades que Laura mas diz que “com a ajuda de Deus, nós vamos conseguir ultrapassar”.
Ainda está à procura de um novo trabalho mas com a certeza de que esta formação teórica e prática foi uma grande mais valia e um ponto positivo no seu currículo.
Esta formação faz parte do projeto “Work Up”, desenvolvido no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants – Islândia, Liechtenstein e Noruega) e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Partilhe...