Damien Carême visita a sede do JRS Portugal
Na passada sexta-feira, o Conselho da Europa atribuiu o Prémio Norte-Sul ao eurodeputado Damien Carême. Todos os anos, são destacadas duas personalidades distintas pelo seu empenho na promoção de Direitos Humanos, pluralidade democrática, desenvolvimento do diálogo intercultural e reforço da solidariedade entre norte e sul.
O eurodeputado francês pelos Verdes destacou-se pela ecologia social e defesa dos direitos dos refugiados como presidente da câmara da cidade de Grande-Synthe. Além de ter criado espaços verdes, jardins públicos, universidades públicas, transportes públicos gratuitos, construído habitações sociais energeticamente eficientes, entre outras medidas ambientais, o político teve um papel fundamental no acolhimento dos migrantes que se encontravam no campo de Calais e, posteriormente, em Basroch, desmantelados após a sua sobrelotação por forçarem os seus habitantes a condições indignas e desumanas. Entre 2015 e 2016, a cidade de Grande-Synthe enfrentou a chegada de milhares de refugiados , principalmente curdos iraquianos. Em colaboração com os Médicos sem Fronteiras, decidiu administrar esse fluxo, construindo um campo humanitário temporário em La Linière, apesar da falta de financiamento do Estado.
“Sempre me recusei a aceitar que seres humanos possam dormir na rua ou no carro sem condições para salvaguardar a dignidade”, disse o político, no seu discurso de agradecimento. O Serviço Jesuíta aos Refugiados saúda a sua resiliência na defesa dos direitos de migrantes e refugiados que atravessam o canal da mancha em direção a Inglaterra, admirando o excelente trabalho por si desenvolvido. Desejamos-lhe votos de sucesso na luta por políticas migratórias verdadeiramente solidárias e justas no Parlamento Europeu e agradecemos, mais uma vez, o seu interesse em visitar-nos!
Partilhe...