Corações que cuidam
O Projeto “Corações que Cuidam”, aprovado no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, tem como destinatárias mulheres imigrantes e refugiadas residentes na área do grande Porto e Lisboa.
O Projeto assenta num modelo de formação e capacitação na área dos cuidados básicos a idosos com enfoque nos cuidados paliativos, permitindo que no final as beneficiárias recebam um certificado que facilite o exercício da profissão e a sua integração no mercado de trabalho.
Irão decorrer três cursos no Porto e três cursos em Lisboa, cada um com a duração de três meses. A formação engloba temáticas como o Desenvolvimento Pessoal, Cuidados Básicos a Idosos com especialização nos Cuidados Paliativos, Técnicas de Procura de Emprego, integrando ainda uma componente de formação prática em contexto de trabalho.
Esta intervenção procura também dar resposta às famílias portuguesas, no que se refere à prestação de cuidados às pessoas idosas e/ou com doenças avançadas que se encontram no seu domicílio ou que não têm condições e/ou vaga para estar num Lar.
Pretende-se assim, empoderar estas mulheres, potenciando a sua empregabilidade, o que leva a uma maior estabilidade económica, menor dependência das organizações sociais e redução da sua vulnerabilidade.
Os grupos irão receber um acompanhamento individualizado, através de sessões de coaching, de forma a apoiar a definição dos seus objetivos de vida e respetivo planeamento.
Ao longo do projeto estarão disponíveis Podcasts “Corações que Cuidam” onde será possível ouvir vários testemunhos e histórias muito ricas das futuras cuidadoras.
O JRS conta com a parceria com a Casa Nossa Senhora da Vitória e a Associação Benéfica e Previdente para o desenvolvimento do projeto, que terá uma duração de 16 meses.
Duração: maio de 2022 a agosto de 2023
Este projeto surgiu no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants – Islândia, Liechtenstein e Noruega) e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Partilhe...