COMUNICADO | JRS Portugal oferece linha de apoio exclusiva para ucranianos refugiados em Portugal
JRS Portugal e Fidelidade oferecem linha de apoio exclusiva para ucranianos refugiados em Portugal
O Serviço Jesuíta aos Refugiados – JRS Portugal, em parceria com a Fidelidade, vai disponibilizar uma linha telefónica de apoio à população ucraniana que procurou refúgio em Portugal.
O atendimento será exclusivo em ucraniano, a linha telefónica 214 238 426 vai funcionar todos os dias úteis, entre as 08h e as 20h. O objetivo deste serviço é prestar uma orientação geral aos ucranianos que chegam a Portugal, mas também encaminhar, já com uma hora e data marcada, para os vários serviços prestados pelo JRS – apoio social, jurídico, psicológico, empregabilidade, formação e ensino da língua portuguesa e apoio ao acolhimento.
Através da Fidelidade o JRS tem também disponível um apoio da Multicare para a cobertura do valor das despesas de apoio médico e hospitalar da população ucraniana, preferencialmente nas unidades do Grupo Luz Saúde. Foi ainda criado um seguro de caução, em que o objetivo é superar obstáculos de acesso dos cidadãos ucranianos ao mercado de arrendamento privado em Portugal. Sabemos que esta dificuldade é também sentida pelos portugueses, mas é especialmente impactante para quem não tem uma rede de suporte no país, como é o caso de todos os refugiados. É por isso nossa missão sermos essa rede, esse apoio, a sua família aqui em Portugal.
Desde o primeiro dia que o JRS se mostrou disponível para acolher e acompanhar as vítimas deste conflito, sendo que até ao momento o JRS já apoiou perto de 300 ucranianos
Estamos a celebrar também outras parcerias complementares para aumentarmos o nosso leque de respostas a quem foge da guerra da Ucrânia, nomeadamente, a possibilidade de atribuirmos um apoio financeiro inicial às famílias mais carenciadas.
É sem dúvida fundamental contarmos com o apoio de todos nesta missão. Por essa razão, não poderíamos deixar de agradecer a generosidade dos nossos parceiros, como a Fidelidade.
André Costa Jorge, diretor geral do JRS Portugal: “A Fidelidade teve um contributo muito importante no reforço das nossas respostas. É um exemplo de consciência social e do papel de que cada um de nós tem nesta crise humanitária. Todos podemos e devemos fazer parte.”
Sobre o JRS Portugal
O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma ONG Internacional fundada em 1992, que está presente em cerca de 60 países. O JRS tem como missão «Acompanhar, Servir e Defender» os refugiados, deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade.
Em Portugal, o JRS presta apoio a migrantes e refugiados nas seguintes áreas: apoio social, capacitação profissional e procura de emprego, ensino da de lingua e cultura portuguesa, procura de habitação, apoio médico, apoio psicológico e apoio jurídico, . Em 2021, o JRS acompanhou 3 910 pessoas, tendo efetuado um total de 16 317 atendimentos,.
Além dos centros de acolhimento destinados a migrantes em situação de sem-abrigo e a requerentes e beneficiários de proteção internacional, o JRS e é desde 2018 a entidade que coordena a rede Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), uma rede de entidades da sociedade civil responsável pelo acolhimento de mais de 800 pessoas desde a sua fundação em 2015.
Mais recentemente, em novembro passado, o JRS colaborou numa operação de resgate e acolhimento de cerca de 211 cidadãos oriundos do Afeganistão. Atualmente, acompanham as famílias no seu processo de integração, através das Comunidades de voluntários da rede PAR.
www.jrsportugal.pt
Sobre a Fidelidade
Fundada em 1808, a Fidelidade é a seguradora líder de mercado em Portugal, nos ramos vida e não vida, com uma quota de 28% em 2020, estando presente em Angola, Cabo Verde, Moçambique, Espanha, França, Macau, Perú, Bolívia, Paraguai e Chile. A agência de notação Fitch classificou a Fidelidade com a avaliação (‘rating’) “A stable (IFS)” e “A -stable (IDR)”, notação das mais elevadas no panorama empresarial nacional, destacando a elevada capitalização da Companhia, nomeadamente, o rácio de solvência e a solidez da sua carteira de investimentos.
Com 2,3 milhões de clientes em Portugal e mais de 7 milhões em todo o mundo, a Fidelidade conduz a sua atividade com uma estratégia de “Customer Centric Approach” e, através de uma rede de distribuição e canais de elevada dimensão e capilaridade, garante aos consumidores, uma experiência integrada e personalizada, independentemente do canal utilizado.
A Fidelidade é guiada por valores que a definem desde sempre: experiência, inovação, superação e proximidade e, já este ano, foi reeleita Escolha do Consumidor na categoria de “Seguradoras”, “Marca de Confiança” e Seguradora mais Reputada em Portugal.
Apoiar o desenvolvimento e a construção de uma sociedade sustentável é parte essencial da sua política de Responsabilidade Social, que é consubstanciada no Programa Fidelidade Comunidade, que distingue entidades que trabalham nas áreas do envelhecimento, prevenção em saúde e inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade.
Lisboa, 23 março de 2022
Partilhe...