COMUNICADO | BNP Paribas e JRS Portugal juntam-se para dar formação
BNP Paribas Portugal junta-se ao JRS Portugal para criar cursos de formação para refugiados em Portugal
• O programa “Talents and Skills Academy” vai ser lançado em abril e vai ajudar na formação e procura de emprego
• Adicionalmente, no contexto atual, o BNP Paribas estende apoio aos refugiados da Ucrânia
O BNP Paribas Portugal e o JRS – Serviço de Jesuíta aos Refugiados, criaram um projeto conjunto – Talents and Skills Academy – desenhado de raiz ao longo dos últimos 4 meses, tendo em vista o desenvolvimento de competências específicas dos refugiados que se fixem em Portugal, contribuindo para a sua integração no mercado de trabalho português.
Tendo como objetivo apoiar 75 refugiados todos os anos, até um total de 225 em apenas 3 anos, este projeto pretende dar um contributo fundamental às pessoas deslocadas de outros países, na sua inclusão na sociedade de acolhimento. O projeto enquadra-se no programa da Fundação BNP Paribas de apoio a refugiados que é desenvolvido em 11 países nos quais o Grupo BNP Paribas opera, desenvolvendo iniciativas concretas que combatam a exclusão social, junto de associações e parceiros que estão no terreno.
O primeiro curso, designado Coaching for Employability, será realizado 3 vezes por ano, e tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal, social e profissional de 10 refugiados (pretendendo chegar aos 90 refugiados em 3 anos), numa iniciativa dividida em três áreas: Desenvolvimento de Competências Pessoais (16h), Vocabulário de Inglês Técnico (50h) e Outras competências técnicas específicas (inclusão digital, inclusão financeira, recursos humanos e IT), estas últimas, ministradas por voluntários do Grupo BNP Paribas em portugal e que inclui uma visita à sua sede em Lisboa.
O segundo curso, Teaching Method and Techniques, será realizado 1 vez por ano, e pretende desenvolver as competências de ensino a um grupo de 5 refugiados (pretendendo chegar a 15 refugiados em 3 anos). Este curso, de 66 horas no total, compreende uma formação teórica (16h) e uma parte prática (50h) onde cada um dos elementos irá aplicar os ensinamentos que recebeu, dando formação a um grupo de 8 refugiados, em áreas diversificadas.
“O desenvolvimento deste tipo de iniciativas e o apoio às populações em perigo encontra-se no ADN do BNP Paribas, materializando, de forma clara, o impacto positivo que pretendemos ter na sociedade em que estamos integrados, em particular através do desenvolvimento de parcerias que, aliando educação e formação, combatam a exclusão social de forma construtiva e com soluções sustentáveis no futuro. O drama dos refugiados preocupa-nos profundamente e tem, infelizmente, ganho uma preponderância cada vez maior.”, refere Fabrice Segui, CEO do BNP Paribas em Portugal.
“Com o desenvolvimento da Talents and Skills Academy, pretendemos garantir ferramentas fundamentais para a integração no mercado de trabalho, exponenciado as características sociais e profissionais de todas as pessoas que tiveram de fugir do seu país, em busca de melhores condições de vida. Todo este trabalho não seria possível sem a nossa parceria com o JRS, pela sua profunda experiência prática e perceção das necessidades mais prementes”, completa.
“A empatia e o envolvimento do mundo empresarial é crucial nos processos de integração social e profissional de muitos migrantes e refugiados Todos os dias acompanhamos pessoas que acreditam e têm esperança numa vida melhor. Perante a sua motivação, persistência e resiliência estão dispostas a recomeçar a sua vida.
O estabelecimento de parcerias permite-nos desenvolver novas respostas para a população que acompanhamos e acreditamos que só assim será possível apoiar novos projetos de vida.
Com o apoio do BNP Paribas poderemos ir mais longe e promover a dignidade e a autonomia daqueles que foram obrigados a deixar tudo para trás.” comenta André Costa Jorge, diretor geral da JRS.
Lisboa, 5 de abril de 2022
__________________________
Sobre o BNP Paribas Portugal
O BNP Paribas é o Banco líder na União Europeia e um dos principais players a nível internacional. Presente em 68 países, com mais de 193.000 colaboradores, o Grupo ocupa posições-chave em diversas atividades de serviços bancários e financeiros, estruturadas em torno de três divisões operacionais principais:
• Banca de Retalho, que reúne as redes de banca de retalho do Grupo e diversas áreas de negócio especializadas;
• Investment & Protection Services para soluções de poupança, investimento e proteção;
• Corporate & Institutional Banking (CIB), com foco em clientes corporativos e investidores institucionais.
Em Portugal desde 1985, o BNP Paribas conta hoje com mais de 7.100 colaboradores, distribuídos pelas várias entidades do Grupo estabelecidas no país. A sua presença estende-se também a um conjunto de centros de competência que prestam serviços de valor acrescentado para vários países onde o Grupo BNP Paribas também opera. www.bnpparibas.pt
Sobre o JRS Portugal
O JRS é uma ONG Internacional, que tem como missão «Acompanhar, Servir e Defender» os refugiados, deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade, estando atualmente presente em cerca de 50 países no mundo.
Em Portugal presta apoio a migrantes e refugiados nas seguintes áreas: apoio social, cursos socioprofissionais e de língua e cultura portuguesa, integração laboral, procura de habitação, apoio médico, medicamentoso, saúde mental e apoio psicológico.. Acompanha ainda migrantes em situação de detenção , tem centros de acolhimento destinados a migrantes e/ou refugiados e coordena a Plataforma de Apoio aos Refugiados.
Em novembro de 2021 face à situação no Afeganistão, o JRS uniu-se ao estado português e a entidades estrangeiras e resgatou perto de 300 pessoas.
Partilhe...