#CHANGE
O Serviço Jesuíta para os Refugiados (JRS), em conjunto com o JRS-Europa e outros 8 países europeus – Bélgica, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Croácia, Malta e Espanha -, irá desenvolver um projeto de sensibilização que visa aproximar a comunidade escolar (jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos) da realidade vivida pelos migrantes e refugiados em Portugal e na Europa, trazendo essa temática às salas de aula e promovendo o encontro entre refugiados e alunos.
Para tal, e como poderá observar no site do projeto, criámos os materiais pedagógicos necessários aos professores, alunos e refugiados/migrantes, que se encontram exclusivamente online: um manual que guiará os professores ao longo das seis sessões previstas (infra descritas); outro para o conselho de refugiados e migrantes porta-voz, que apela a uma participação ativa da população, partilhando as suas experiências; por último, um livro de atividades destinado aos alunos, promovendo a reflexão crítica e a discussão baseada em factos reais, combatendo os mitos e o ódio que tantas vezes contaminam o discurso em torno do Asilo e da Migração. Na terceira sessão, os refugiados e migrantes irão partilhar com os alunos as suas vivências.
Cada escola deverá decidir o número de turmas que deseja envolver no projeto, formando um grupo de Alunos Embaixadores – máximo de 10 alunos por escola – que irá coordenar a(s) turma(s) ao longo do #CHANGE e deter um papel mais ativo na criação e organização de eventos e/ou iniciativas que devem envolver toda a comunidade escolar e, idealmente, a comunidade local. Insta-se, pois, a que os alunos tomem iniciativas criativas e com o maior alcance possível, pois no final dos dois anos do projeto será feita uma avaliação de cada escola, sendo premiada aquela que mais sucesso tiver, medido através de parâmetros objetivos. O professor e os alunos embaixadores vencedores serão convidados a partilhar a sua experiência em Bruxelas.
O projeto será implementado em duas fases – ano 1 e ano 2 – e pretende alcançar cerca de 400 escolas na Europa. Neste momento, estamos a criar a nossa rede escolar nacional, com o objetivo de implementar este projeto em 50 escolas portuguesas, de norte a sul do país.
O projeto contempla 6 sessões/fases:
FASE 1
Os alunos tomam consciência da sua própria orientação de valores e experiências na questão do refúgio e da migração e elaboram perguntas – e tornam-se curiosos e abertos a esta temática.
FASE 2
Os alunos praticam como processar a informação de forma crítica e como adquirir conhecimento acerca da temática do refúgio e migração.
FASE 3
Dá a oportunidade aos alunos de se colocarem na posição dos refugiados e assim ganharem um conhecimento aprofundado e empatia – através de testemunhos e, se possível, através de um encontro ao vivo.
FASE 4
Os alunos tomam conhecimento dos princípios normativos relevantes (por ex. os direitos humanos) e praticam o exercício de juízos bem fundamentados e a representá-los em debates com os outros.
FASE 5
Os alunos aprendem a lidar com os preconceitos, as denigrações e a discriminação e desenvolvem estratégias contra a discriminação e os discursos de ódio.
FASE 6
Com o objetivo dos alunos reconhecerem as suas próprias possibilidades, pontos de partida realísticos e de ação comum.
As escolas interessadas poderão entrar em contacto com o JRS Portugal através do e-mail comunicacao@jrsportugal.pt e agendar uma reunião inicial para um esclarecimento mais detalhado do projeto.
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