Ofereça um emprego
Artigo 23.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.”
É preciso contratar e integrar com dignidade.
Na celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, lançámos um apelo às empresas nacionais: ajudar a integrar migrantes e refugiados através da contratação para empregos com condições humanitárias e laborais dignas.
É uma campanha de sensibilização totalmente digital, feita nas redes sociais do JRS que conta com a partilha de histórias reais de trabalhadores migrantes e refugiados que se encontram “presos” a um trabalho que lhes permite sobreviver – mas não viver com a dignidade e respeito que merecem e que está expressa na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O direito ao trabalho é fundamental, mas o nosso objetivo é sensibilizar para o direito a condições dignas de trabalho. Mais do que um trabalho, o direito a um trabalho com condições justas.
Os casos de Odemira foram extremamente mediáticos, mas situações destas acontecem todos os dias, em qualquer sítio.
Dada a efeméride em que é lançada esta campanha de sensibilização, o JRS salienta a importância de se garantirem condições humanitárias e laborais dignas, tanto quanto o emprego em si. Pois existe cada vez mais uma desproteção perante a prática destes crimes: quando apresentam queixa acabam detidos e expulsos.
“Nós, portugueses, somos mundialmente conhecidos pela nossa hospitalidade. Mais do que aplicá-la a quem está de passagem, podemos direcioná-la para quem procura o nosso apoio”, considera André Costa Jorge. O diretor do JRS reforça que “não estamos só à procura de uma fonte de rendimento ou ocupação para os migrantes e refugiados que conseguimos ajudar, mas também de uma oportunidade, aliada ao respeito e dignidade, para quem quer começar uma nova vida e contribuir para a sociedade onde é integrado através do trabalho”.
Como ajudar?
Através do portal ‘Ofereça um Emprego’ do site , as entidades empregadoras podem solicitar a ajuda do JRS e encontrar potenciais candidatos que estão aptos para trabalhar em diferentes áreas como:
- ? cuidados geriátricos;
- ? serviços domésticos;
- ? acompanhamento a crianças;
- ? restauração;
- ? hotelaria;
- ? construção civil;
- ? logística;
- ? serviços administrativos;
Posteriormente, o gabinete de Emprego do JRS seleciona os candidatos, proporciona a sua formação e acompanha-os no processo pós-contratação, desenvolvendo também um trabalho de proximidade com os próprios empregadores, facilitando processos de integração e desenvolvimento profissional.
Quer oferecer uma oportunidade digna aos migrantes e refugiados que procurar recomeçar a sua vida? É empregador? Contacte 932904670 ou preencha o formulário “Ofereça um emprego”
Não é só ter a oportunidade de trabalhar, mas também de trabalhar com direitos.
Partilhe...