O Gabinete Social do JRS dá apoio a pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade social, ou seja, pessoas com dificuldade em satisfazer com recursos próprios as suas necessidades, tais como alojamento, alimentação, educação, saúde, entre outros. Para fazer face aos diversos problemas que esta população apresenta prestamos os seguintes apoios:
– Acompanhamento a vários serviços;
– Informação sobre acesso a direitos;
– Facilitação do acesso aos serviços de saúde e a prestações sociais;
– Encaminhamento para alojamento e outros apoios;
– Visitas domiciliárias;
– Apoio psicossocial;
– Apoio sócio-legal;
– Apoio alimentar e encaminhamentos para apoios locais;
– Apoio médico e medicamentoso, sobretudo imigrantes irregulares com dificuldades no acesso ao Serviço Nacional de Saúde, através do apoio de voluntários desta área.
Apoio Social
O JRS integra a rede CLAIM (Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes) com financiamento do FAMI (Fundo Asilo Migração e Integração).
Esta rede foi criada com o objetivo de prestar informações gerais e especializadas a migrantes, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a direitos e deveres e a questões socio-legais. Este serviço é prestado tanto no centro de atendimento do JRS como em itinerância em locais com maior incidência de população migrante.
CLAIM Santa Clara
O CLAIM Santa Clara é uma resposta presente no JRS desde 2003 que tem como objetivo informar, orientar e encaminhar os migrantes no município de Lisboa que pertencem à Rede Municipal de CLAIM’s, dinamizada pela Câmara Municipal de Lisboa. É disponibilizado um serviço de apoio a nível socio-legal aos migrantes, através de atendimento e acompanhamento individual, assim como na realização de sessões de informação sobre os direitos e deveres dos migrantes, lei de estrangeiros, lei do asilo e nacionalidade portuguesa.
O que fazem?
- ⚫ Realização do diagnóstico às situações de 1ª vez;
- ⚫ Prestação de informações sobre a sua condição de migrantes e/ou refugiados em Portugal;
- ⚫ Dinamização de ações de informação e sensibilização.
CLAIM Norte
O CLAIM Norte é uma resposta do JRS para a Região Norte desde 2021, visa apoiar todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes e refugiados da região Norte.
O CLAIM Norte atua em três principais áreas: apoio socio-legal, apoio psicológico e apoio à empregabilidade. Dentro desse contexto permite que os migrantes e refugiados tenham informações sobre a regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, psicossocial, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano. São ainda fornecidas sessões de informação e sensibilização bem como ações formativas específicas em técnicas de procura de emprego.
UHSA – Unidade Habitacional de Santo António
O JRS está ainda presente no Centro de Instalação Temporária do Porto, também conhecido como Unidade Habitacional de Santo António (UHSA), na sequência da assinatura de um Protocolo de Colaboração entre o Ministério da Administração Interna/ SEF e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A UHSA tem capacidade para alojar trinta adultos e seis crianças migrantes em situação irregular enquanto aguardam a efetivação de uma medida de afastamento ou decisão sobre pedidos de asilo.
O JRS garante apoio jurídico e social e centra-se sobretudo na redução da ansiedade e do stress vividos pelos migrantes durante o período de detenção.