
Palavras Cruzadas
Duração:
01 de Julho de 2024 a 31 de Dezembro de 2025
Breve Apresentação
O Projeto pretende criar uma resposta sólida e eficiente de aprendizagem da língua e cultura portuguesas para pessoas refugiadas, apoiando o processo de alfabetização quando necessário; e de competências socioculturais no âmbito do ensino-aprendizagem da língua portuguesa, cruzando com áreas chave como os direitos e deveres na sociedade portuguesa, a empregabilidade, a saúde ou os costumes e promovendo a familiarização-compreensão dos códigos socioculturais da sociedade portuguesa.
O projeto será desenvolvido de forma descentralizada, com especial foco em Vila Nova de Gaia, Lisboa e Vendas Novas.
Destinatários
- Requerentes e beneficiários de proteção internacional
Resultados Esperados
Espera-se no âmbito do projeto acompanhar 339 pessoas requerentes e beneficiários de proteção internacional, através da implementação de Ações de Iniciação à Língua e Cultura Portuguesa com vista à aquisição de vocabulário básico essencial para as interações do quotidiano, facilitando a comunicação em contextos simples, como apresentar-se, pedir informações ou realizar pequenas tarefas do dia a dia. Pretende-se ainda, promover o desenvolvimento de uma capacidade de comunicação funcional, promovendo maior autonomia e confiança na utilização da língua portuguesa.
A abordagem à componente social e cultural pretende promover uma maior compreensão dos hábitos e costumes da sociedade portuguesa. Facilitará o contacto com a comunidade, fortalecendo laços sociais e o sentido de pertença, o que irá fomentar o diálogo intercultural, valorizando tanto a cultura de origem como a cultura de acolhimento.
Estes aspetos irão contribuir para o aumento da confiança e autoestima dos formandos numa nova cultura de acolhimento.
Financiamento
Este projeto é cofinanciado pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração) no âmbito da operação FAMI2030-FAMI-01168400. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
Partilhe...