Corações que Cuidam – O que aconteceu até agora?
Arrancou em fevereiro mais uma edição do Curso de Cuidados Básicos a Idosos, com enfoque nos cuidados paliativos. São dez mulheres migrantes e refugiadas no Porto e nove em Lisboa que integram este que será o terceiro e último curso previsto no âmbito do Projeto “Corações que Cuidam”.
Com formações académicas, nacionalidades e percursos de vida muito diversos, em comum estas mulheres têm o gosto pelo cuidar e a vontade de aprender mais para poder oferecer um acompanhamento mais humanizado a quem se encontra dependente e/ou em fim de vida.
Estes cursos têm também permitido criar laços de amizade e redes de suporte entre as participantes. Para quem chegou há pouco a Portugal, este tem sido um espaço de acolhimento e partilha, e não apenas de aquisição de novos conhecimentos.
Para além das aprendizagens na área profissional dos cuidados a idosos, os cursos pretendem capacitar as mulheres migrantes e refugiadas através de conteúdos no domínio do desenvolvimento pessoal e das técnicas de procura de emprego. Fazendo um balanço relativamente aos dois cursos já concluídos, cerca de 75% das participantes encontram-se já integradas profissionalmente.
O projeto “Corações que Cuidam” foi aprovado no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelos EEA Grants e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Conta com a parceria da Casa Nossa Senhora da Vitória em Lisboa e da Associação Benéfica e Previdente no Porto. Imprescindível tem sido também a colaboração da Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto, que desde a primeira hora deu todo o apoio a este projeto e cedeu um espaço para dinamização dos cursos.
Partilhe...