Campanha EPIC | E se fosse eu?
A campanha E se fosse eu? é uma campanha de sensibilização que visa sensibilizar a Sociedade Civil para com a realidade da população migrante, desde a partida do seu país à chegada a Portugal e os diversos desafios que enfrentam para a sua integração no país que o acolhe.
Os objetivos desta campanha são o de consciencializar a Sociedade Civil e o de desconstruir preconceitos associados à população migrante. Através desta campanha pretendemos suscitar empatia pela realidade que os migrantes enfrentam, esperando que dessa forma estes poderão ser melhor integrados e acolhidos.
Durante esta campanha serão divulgados nas redes sociais do JRS três testemunhos de migrantes de origens diferentes que contarão um pouco da sua história, que poderão ser visualizados na íntegra.
Juntamente com estes testemunhos, serão divulgadas 3 entrevistas realizadas a pessoas escolhidas aleatoriamente na rua na qual respondem o que fariam se estivessem na situação de um migrante. Nas redes sociais iremos também divulgar relatórios com informações relevantes sobre a realidade da população migrante.
A campanha será encerrada com a partilha de experiências, histórias e iniciativas neste âmbito, num evento de encerramento.
Para o encerramento da campanha, irá realizar-se um evento dedicado à partilha de testemunhos de migrantes e de iniciativas positivas para a sua inclusão na sociedade. Este evento terá lugar no dia 9 de fevereiro, entre as 14h00 e as 18h00, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
Esta campanha integra-se no projeto europeu EPIC (European Platform for Integrating Cities). O EPIC pretende encontrar soluções a nível local para os desafios de integração dos migrantes em áreas como a habitação, a integração laboral, política, entre outras. Através do diálogo com as principais partes envolvidas na integração dos migrantes, pretendemos a construção de políticas e iniciativas conjuntas.
Materiais de apoio
Partilhe...