Roche oferece bolsa para projeto JRS “Saúde Traduzida”
No passado dia 28 de setembro, o JRS recebeu uma das Bolsas de Cidadania 2021 da Roche no valor de 10 mil euros para o projeto “Saúde Traduzida” que tem como objetivo melhorar a acessibilidade dos refugiados nos serviços de saúde.
Por lei, os refugiados têm acesso ao SNS com condições iguais aos demais cidadãos, no entanto na prática existem vários obstáculos linguísticos, culturais e médicos.
Este projeto pretende, a curto prazo, garantir que, no período inicial de chegada a Portugal, os refugiados tenham acesso ao SNS e que os serviços sejam adequados às suas particulares necessidades. A longo prazo, pretende capacitar os refugiados e os profissionais de saúde para que o acesso e o serviço sejam o mais autónomos possível.
André Costa Jorge quando recebeu o prémio questionou à audiência “Imaginemos que todos nós, despojados de tudo, como nos sentiríamos a ir a serviços médicos ou a uma farmácia no Azerbaijão? Sem saber a língua e não compreendendo como funciona o sistema? É assim que se encontram muitos dos refugiados que Portugal acolheu e continua acolher.”
Queremos agradecer a oportunidade de desenvolver este projeto e assim como criar um país cada vez mais inclusivo e prático.
Assim como o diretor geral do JRS afirma “(…) Sendo um projeto muito simples, procura resolver problemas que podem ser muito grandes.”
Veja o discurso completo de André Costa Jorge aqui (a partir do minuto 33)
Partilhe...