CTRL+ALT Emprego: Focus Group
Na primeira fase do projeto Ctr+Alt+Emprego, temos como objetivo realizar 4 Focus Groups, os quais visam ser um espaço de partilha de informação e conhecimento entre vários grupos de trabalho (Migrantes, Organizações, Empregadores), permitindo assim um eficiente levantamento de dados/necessidades relativos ao público-alvo.
O primeiro Focus Groups foi realizado no dia 14 de maio do presente ano e contou com a participação de 6 organizações:
- Fundação Allamano
- ALCC – Associação Lusofonia Cultura e Cidadania
- Associação Juvenil Nasce e Renasce
- Culturface – Associação Cultural Para o Desenvolvimento
- AD SUMUS – Associação de Imigrantes de Almada
- JRS-Portugal
Este Focus Group teve como objetivo perceber, a partir das experiências das organizaçõe, que dificuldades têm encontrado nas pessoas que acompanham na utilização das TIC e como isto tem influenciado a procura de emprego e a inserção laboral dos migrantes. A partir do anterior, pretende-se identificar que conteúdos devemos contemplar na plataforma, de forma que esta possa ser uma ajuda válida para os migrantes no processo de integração.
Este encontro foi valorado como muito positivo e, de fato, as diversas organizações concordaram na importância de trabalhar em rede, já que o trabalho em conjunto permite uma maior aprendizagem e a possibilidade de oferecer um melhor serviço à população. Neste sentido, as organizações consideraram este projeto como uma valiosa ajuda para a aprendizagem dos migrantes e, consequentemente, para uma integração mais fácil no mercado laboral. Nesta sequência ofereceram inclusivamente o seu apoio para divulgar o projeto de forma que este possa beneficiar o maior número de pessoas possível.
De ressaltar, ainda, que este Focus Groups, contou com o apoio do parceiro Fórum Refúgio, na sua preparação e realização.
O Projeto Ctrl+Alt+Emprego surge no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants – Islândia, Liechtenstein e Noruega) e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Partilhe...