“Sei de onde vim e, passo a passo, sei para onde vou.”
Tem 36 anos e procurava um trabalho. Laurato chegou a Portugal há 6 meses e participou na formação de cuidados básicos a idosos, do programa WORK UP.
Veio da Guiné-Bissau, onde foi forçada a casar antes dos 18 anos e proibida de trabalhar pelo marido. “A minha história é muito triste”, conta-nos. Quando cá chegou, decidiu lutar pela sua autonomia e investir na sua capacitação socioprofissional. Hoje trabalha e é muito feliz no seu emprego.
Foi na Casa Nossa Senhora da Vitória que aprendeu os instrumentos que hoje utiliza na sua profissão. “O estágio preparou-me bem, não senti dificuldades nenhumas depois do curso”, afirma. A sua empregadora, a Dona Cristina, gosta muito dela.
Planeia trazer os seus dois filhos, de 4 e de 14 anos, para Lisboa quando tiver a sua Autorização de Residência. “Quando tiver o meu título, vou iniciar a minha vida”, afirma, com entusiasmo. “Vou fazer uma festa aqui no JRS para todos”.
Gosta daquilo que faz e sabe a importância do seu trabalho na vida dos idosos que cuida, especialmente para os que estão acamados. No lar em que agora se encontra, preocupa-se em trazer alguma normalidade às suas vidas, dando-lhes condições dignas e organizando atividades ao ar livre. “Lá são felizes!”, acrescenta.
“Sei de onde vim e, passo a passo, sei para onde vou. Sei que vou conseguir tudo e que nunca irei esquecer esta Casa”, afirma, positiva. O JRS deseja-lhe muita felicidade e estará sempre ao seu lado para a Acompanhar, Servir e Defender no seu caminho.
Partilhe...