Já começou o Work Up – Treina as tuas competências
O projeto “Work Up”, desenvolvido pela Academia do JRS, tem como objetivo a capacitação socioprofissional de 88 imigrantes e refugiados através do desenvolvimento de formações à medida com uma forte componente de capacitação para a cidadania e formação prática em contexto de trabalho. O “Work Up” arrancou no mês de março com o primeiro grupo de 11 formandos.
Cada formação terá uma duração de três a cinco meses e contribuirá para o empoderamento desta população que se encontra numa situação muito vulnerável, formando profissionais capacitados e motivados para enfrentar os desafios do meio laboral, respondendo também a necessidades concretas do mercado de trabalho.
As formações que vão ser desenvolvidas promovem o desenvolvimento pessoal, permitindo aos formandos terem uma voz ativa no desenvolvimento das suas competências pessoais e socias, e promovem a integração laboral através da formação em contexto de trabalho com o apoio de vários parceiros.
Os temas abordados variam entre a cidadania (direitos e deveres sociais, laborais), hábitos e costumes da sociedade portuguesa e saber-estar em contexto laboral, enquanto que a formação prática será desenvolvida nas áreas de Cuidados a Idosos, Serviço Doméstico, Reposição de Loja/Supermercado e Empregado de Refeitório/Copa.
O JRS conta com a parceria da Uniself, Aguinenso, Casa Nossa Senhora da Vitória e Caritas Noruega para o desenvolvimento do projeto, que terá uma duração de dois anos.
Este projeto surgiu no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants – Islândia, Liechtenstein e Noruega) e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.
Partilhe...