Casa em Ordem
“Casa em Ordem” – Integração Socioprofissional de mulheres migrantes na área do Serviço Doméstico.
Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma Formação Técnica e Comportamental adequada às necessidades das migrantes e às suas necessidades de integração no mercado de trabalho.
Duração: Setembro de 2012 a Setembro de 2015
Metedologia: este projeto assentou numa metodologia focada numa aprendizagem em contexto real, neste caso, numa casa na qual tiveram oportunidade de experienciar atividades de serviço doméstico.
Simultaneamente, realizaram formação nas áreas de Serviço Doméstico, Culinária, Cuidados a Idosos, Cuidados a Crianças, Técnicas de Procura de Emprego, Técnicas Psicoeducativas e de Autoconhecimento.
Cada grupo de formação foi constituído por 10 formandos com a duração de 2 meses de formação.
Resultados: Foram formadas 102 mulheres migrantes e refugiadas na área do serviço doméstico e 79% destas encontram-se integradas profissionalmente na área de formação.
Este projeto foi financiado pela Câmara Municipal de Lisboa.
Boa Prática
O projeto “Casa em Ordem” foi considerado como uma Boa Prática para a integração pelo European Web Site On Integration, portal da Comissão Europeia que, entre outras ações, promove a divulgação de boas práticas de integração de nacionais de países terceiros nos Estados Membros da União Europeia.
Prémio Maria José Nogueira Pinto
O projeto “Casa em Ordem” foi distinguido no dia 6 de Julho de 2015 com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Maria José Nogueira Pinto em responsabilidade social.
Este prémio é uma distinção instituída pela MSD (Merck, Sharp&Dohme) em 2012, destinada a reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas individuais ou colecivas, que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade socialmente ativa, em território nacional.
Partilhe...