Capacitação4Job
Capacitação4Job
O projeto ‘Capacitação4Job’ teve como objetivo capacitar e integrar no mercado de trabalho 45 jovens migrantes entre os 18 e os 30 anos através de um programa de competências pessoais e sociais e formação em contexto de trabalho. Este projeto foi enquadrado no Programa Cidadania Ativa, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants): Noruega, Islândia e Liechtenstein, cuja gestão dos fundos em Portugal ficou a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian.
Duração: Outubro de 2014 a março de 2016
Metodologia: Este projeto dividiu-se em três etapas (Valorização Pessoal, Formação em Contexto de Trabalho e Empregabilidade) cada uma com duração de três meses tendo beneficiado 46 jovens (mais um do que o previsto), divididos por três grupos de formação.
A 1ª etapa – Valorização Pessoal – teve como objetivo o desenvolvimento de “soft skills” através de sessões de capacitação que incluíram atividades com alunos da Escola EB1/JI Alta de Lisboa (300 horas de formação por grupo). Esta experiência possibilitou a capacitação dos jovens ao nível do relacionamento interpessoal, da dinamização e execução de tarefas, do sentido de responsabilidade, solidariedade, motivação e auto-estima.
A 2ª etapa – Formação em Contexto de trabalho – caracterizou-se pela realização de estágios em lojas e na Cozinha do Grupo Jerónimo Martins (média de 300 horas de formação por grupo). Foram desenvolvidas competências pessoais, sociais, relacionais e profissionais, fomentando a participação cívica e a integração profissional.
A última etapa do projeto – Empregabilidade – contemplou o acompanhamento dos jovens na adaptação ao posto de trabalho. Para quem continuou em situação de desemprego, o acompanhamento manteve-se por parte do Gabinete de Emprego e, sempre que justificável, por parte do Gabinete Social do JRS. Os jovens puderam contar ainda com o apoio dos Gabinetes Médico e Jurídico ao longo deste processo.
Resultados: No final do projeto, 27 jovens conseguiram um contrato de trabalho, 18 deles diretamente no Grupo Jerónimo Martins, empresa que permitiu a formação prática em contexto de trabalho em diversas áreas do Grupo, nomeadamente, em lojas “escola” Pingo Doce situadas na Grande Lisboa e na Cozinha Central de Odivelas.
A maioria dos 24 rapazes e 22 raparigas participantes teve a sua primeira oportunidade de trabalho com este projeto, sendo que a média de permanência destes jovens em Portugal era de 4 anos e em média tinham 24 anos de idade e o 9º ano de escolaridade.
Saiba mais aqui (brochura do projeto)
Partilhe...