Dia Internacional dos Migrantes – Da Hostilidade à Hospitalidade
Para assinalar o Dia Internacional dos Migrantes, decorreu a 18 de dezembro no Mercado de Culturas, em Arroios, um evento organizado pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), sob o tema “Da hostilidade à hospitalidade”.
Com esta ação o JRS pretendeu, fundamentalmente, apelar à sensibilização e promoção da hospitalidade, rejeitando discursos que inflamem qualquer hostilidade em relação aos migrantes e refugiados. A mensagem principal é enaltecer a hospitalidade, combater qualquer entrave face à diferença e sublinhar o lado positivo de acolher outras culturas, que abraçam novas histórias, capacidades, energias e aspirações.
O evento contou com a participação de André Costa Jorge, diretor do JRS Portugal, Paulo Almeida Sande, especialista em assuntos europeus, Vasco Pinto Magalhães sj, padre jesuíta membro do Conselho de Direção da revista Brotéria, Paula Guimarães, presidente do GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) e Celso Soares, representante da associação Culturface.
Nas palavras do Diretor do JRS, André Costa Jorge: a “hostilidade e hospitalidade são dois conceitos foneticamente semelhantes, mas que não podiam ser mais antitéticos”.
“As constantes violações dos direitos humanos face aos migrantes levam-me, enquanto responsável pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados, a fazer uma breve reflexão sobre a hostilidade exercida sobre estas pessoas e, em oposição, sobre a importância de trazer para o espaço público a ideia da hospitalidade como valor fundamental a defender e a colocar em ação nas nossas sociedades”, acrescenta.
Veja aqui a notícia sobre o evento no DN.
Veja algumas fotos do evento aqui.
Partilhe...