Corações de Mãe’ : segundo grupo de mulheres já iniciou a formação
O segundo grupo de formandas do projeto ‘Corações de Mãe’, distinguido com o prémio BPI Solidário, já iniciou a formação teórica e o estágio.
Este projeto tem como objetivo capacitar 30 mulheres imigrantes e/ou refugiadas na área dos cuidados a crianças para promover a sua integração no mercado de trabalho e, simultaneamente, melhorar as suas competências sociais e parentais para uma melhor integração na sociedade portuguesa.
O projeto tem a duração de um ano e prevê formar estas mulheres mulheres, distribuídas por três grupos que recebem formação durante três meses, com idades entre os 20 e os 45 anos, desempregadas, em situação de vulnerabilidade socioeconómica, com poucas competências profissionais e sociais e que têm a seu cargo filhos menores em idade pré-escolar.
Além de uma formação teórica, este projeto tem uma forte componente prática – todas as formandas farão um estágio no Centro Social da Musgueira – e prevê ainda a criação de uma rede informal de apoio entre as beneficiárias.
Algumas das ações de formação previstas:
– Sessões de cuidados a crianças;
– Sessões de competências pessoais e sociais;
– Sessões parentais;
-Sessões de mentoring (orientadas por mães portuguesas);
– Sessões de serviço doméstico;
– Sessões de culinária (parceria com ACPP).
Partilhe...