RIM
RIM – Rede Interinstitucional para Migrantes
Resumo:
A Rede Interinstitucional para Migrantes (RIM) pretende contribuir para uma melhor integração dos migrantes em território nacional através da cooperação entre instituições da sociedade civil, dinamizando ações de advocacy e promovendo a capacitação das instituições especializadas na área e de outras instituições públicas ou privadas essenciais no processo de integração.
Durante dois anos, o JRS terá, assim, como objetivo criar uma rede e dinamizar um conjunto de ações que pretendem pôr em contacto as diferentes organizações que trabalham no terreno e contribuir para a defesa dos migrantes.
Objetivo:
1. Criar e dinamizar uma rede de partilha de informação com as instituições que intervêm com a população migrante na Área Metropolitana de Lisboa (AML), com enfoque na capacitação das mesmas
2. Desenvolver ações de sensibilização junto de entidades públicas e privadas, aumentado a sua capacidade no acolhimento e integração dos nacionais de países terceiros
3. Promover a defesa dos migrantes através de ações de advocacy
4. Criar uma ferramenta web partilhada pelos parceiros da Rede
Duração: Janeiro de 2017 a Dezembro de 2018
Parceiros: ALCC, CEPAC, Casa do Brasil, Prosaudesc, Culturface, Porta do Mais, Obra Católica para as Migrações)
Metodologia:
A Rede será constituída por um grupo de instituições da sociedade civil que intervêm com nacionais de países terceiros (NPT) residentes na área Metropolitana de Lisboa. A partir da criação desta rede pretende-se, numa fase inicial, envolver um número significativo de organizações que trabalham maioritariamente com esta população e posteriormente abranger outras entidades dirigidas a públicos diversificados, entre eles os migrantes.
Esta rede, para além de uma melhor articulação entre entidades envolvidas no acolhimento e integração dos NPT, promoverá a formalização da cooperação institucional da qual resultará uma maior qualidade do apoio prestado ao migrante.
Para ajudar ao trabalho desta rede na operacionalização dos seus objetivos, pretende-se criar uma plataforma web, que seja comum a todas as organizações aderentes, permitindo desenvolver a capacidade institucional de recolha, análise e divulgação de dados sobre a problemática da migração.
Este projeto é co-financiado pelo FAMI (Fundo, Asilo, Migração e Integração) no âmbito da Candidatura PT/2016/FAMI/122.
Partilhe...