JRS Síria – Como ajudar?
As principais áreas de ação do JRS no mundo são no campo da educação, assistência de emergência, cuidados de saúde, meios de subsistência e apoio psicossocial. Cerca de 725 mil pessoas são beneficiárias diretas de projetos do JRS no mundo.
O JRS reforçou a sua presença na Síria, a partir de 2011, depois da escalada da violência que assolou o país. A partir de 2012, o principal foco do JRS no país foi disponibilizar alimentos, bens de primeira necessidade, apoio educacional e psicossocial, bem como algum apoio médico a pessoas que sofrem de doenças crónicas e não têm acesso a assistência médica.
Atualmente, o JRS é responsável por quatro centros em Aleppo, Homms e Damasco, locais descritos pelos refugiados como uma “segunda casa”. Fiel à sua tradição pedagógica, o JRS desenvolve atividades de educação informal nos centros – atividades recreativas, lúdicas, aulas de línguas e aulas de informática. Estes centros ocupacionais recebem cerca de 100 crianças por dia.
Outro objetivo do JRS é apoiar os refugiados vulneráveis e com pouca esperança de seguir em frente, através de visitas domiciliárias regulares e desenvolvimento de workshops para mulheres.
As equipas do JRS são compostas por pessoas de diferentes religiões, funcionários nacionais e voluntários internacionais, que apoiam todos sem qualquer distinção entre raça, etnia, religião. O JRS Síria conta com cerca de 200 colaboradores, todos remunerados.
Em 2016, no total, o JRS Síria serviu e acompanhou cerca de 220 mil pessoas. Desde o início deste ano, 2018, o JRS Síria já acompanhou cerca de 30 mil pessoas.
Como se pode ajudar?
O JRS Portugal disponibiliza-se a enviar donativos para apoiar o trabalho do JRS na região, concretamente para a construção e compra de equipamento/mobília para um novo centro ocupacional. A conta para o efeito é: PT50 0035 0413 00042320130 42.
(Se quiser um recibo de donativo, envie-nos o seu Nome, Morada e NIF e recibo de comprovativo para jrs@jrsportugal.pt, por favor)
Saiba mais em www.jrsmena.org.
Partilhe...